O exaustor industrial é um importante equipamento do sistema de exaustão, cada vez mais utilizado por indústrias e locais fechados que precisam de constante renovação e purificação do ar, devido a sua capacidade de manter um clima agradável nestes ambientes.
Os exaustores industrial combatem o excesso de temperatura, vapor, umidade, mofo, fumaça e odores. E suas principais vantagens são: ser práticos e oferecer excelente custo-benefício. Eles também pontuam nos critérios segurança e silêncio.
No entanto, é muito importante saber como os equipamentos funcionam antes de optar por um como uma solução. Isso porque, existem vários modelos e cada um cumpre uma função.
E para te ajudar na escolha do melhor exaustor industrial, preparamos este post onde vamos explicar o funcionamento dos sistemas de exaustão. Confira!
Para entender melhor como funciona um sistema de exaustão, seja em indústria, galpão, ginásio, ou qualquer outro lugar, é preciso entender o que é um exaustor industrial e quais os tipos existentes e suas finalidades.
Vejamos então:
O exaustor industrial é um “aparelho elétrico utilizado para retirar o ar quente ou malcheiroso de qualquer compartimento”.
Isso é: um exaustor industrial é um equipamento de alta vazão para retirada constante de ar quente, e eliminação de particulados, poeiras, contaminantes de dentro de um ambiente de produção.
Vale ressaltar que os exaustores industriais favorecem muito o conforto térmico, ao eliminar o ar quente do ambiente.
Os exaustores industriais são divididos em três tipos:
1- axiais;
2- centrífugos;
3-eólicos
E cada tipo possui particularidades que devem ser levadas em consideração na hora da compra.
Os tipos de exaustores industriais
Os exaustores axiais são caracterizados por sua hélice que possuem por padrão 09 pás e uma leve inclinação de 15 graus, sendo ideal para puxar o ar do ambiente.
Suas características principais são:
Esses equipamentos possuem a mesma função que os axiais: fazer a retirada de ar quente do ambiente. A diferença entre os dois está na forma construtiva de cada.
Entre as principais características dos exaustores centrífugos estão:
Os exaustores industriais eólicos tem como principal característica não possuir motores elétricos e funcionar 100% à base do vento. Ou seja, seu funcionamento se dá pela corrente de ar que passa por seu interior e realiza o giro no seu próprio eixo, de acordo com a sua projeção, fazendo a exaustão do ar quente do ambiente.
Esse produto, no entanto, possui uma grande desvantagem que é a sua baixa pressão e sua dependência de correntes de ar para o seu funcionamento. Mas essa não deve seuma preocupação de todos, uma vez que a incidência de vento no país é acima de 90% principalmente no verão.
Navegue pelos nossos projetos já realizados e tome inspiração para conhecer mais sobre a empresa e encontrar as melhores soluções em exaustão.
Nosso catálogo