O exaustor axial é um equipamento indispensável na área da alimentação, bem como na área farmacêutica e hospitalar. Setores esses voltados para a saúde humana, e por esse motivo, requer atenção e cuidado com algumas regulamentações, principalmente nas que se referem aos equipamentos de ventilação.
E o exaustor axial atua diretamente na qualidade de ar do ambiente. No entanto, a escolha e instalação demanda cuidado. É necessário pesquisar para investir em serviços e equipamentos que apresentem a qualidade necessária para um bom andamento.
Logo, trata-se de um sistema de ventilação industrial de alimentos, que tem função fundamental para que a área de processamento atue com a temperatura e a condição do ar necessária para o ambiente, impedindo com isso todo e qualquer tipo de contaminação externa.
Os exaustores axiais industriais funcionam assim: eles forçam o ar para dentro do ambiente em que os alimentos são processados, ao mesmo tempo em que o ar é filtrado, evitando a entrada de agentes contaminantes e contaminados.
Mas, para que essa função seja cumprida, os equipamentos destinados ao sistema de climatização para a indústria de alimentos, assim como as suas instalações, devem seguir rigorosas exigências.
Isso é: deve-se pesquisar pelo modelo ideal para o ambiente, bem como pela capacidade, tamanho e quantidade necessária, observando principalmente a qualificação dos profissionais responsáveis pela instalação.
Atente-se para a escolha de produtos que:
O exaustor axial para a indústria alimentícia, farmacêutica e hospitalar, deve adotar um programa de manutenção, limpeza e troca de filtros, bem como deve escolher a melhor empresa para prestar tal serviço. Esta deverá apresentar produtos e materiais de qualidade, ter experiência comprovada, além de ser certificado na área, podendo garantir uma equipe comprometida e eficiente.
Para ajudar você na compra de um exaustor axial para a sua indústria alimentícia, separamos algumas dicas fornecidas por nossos especialistas.
1) Onde deve-se instalar o exaustor industrial
Não sendo um exaustor de parede, ele deverá ser instalado no teto ou o mais alto possível, porém, nunca deve ser instalado perto de portas ou janelas.
Para que ele possa ajudar a circular como deve ser, o correto é instalá-los no sentido oposto às saídas e entradas de ar, para que o ar passe por todo ambiente e seja trocado com eficiência.
2) Estude a altura correta para instalar o exaustor no ambiente
O recomendado é que o exaustor axial seja instalado no ponto mais alto, pois o ar quente é mais leve e sobe.
Porém se o exaustor estiver soprando o ar, deve ser instalado mais abaixo. Por isso, antes da instalação e compra, fale com um especialista!
3) Cuidado na hora de fazer a ligação dos exaustores
Se o seu modelo de exaustor estiver sem controle, deve ser feita ligação direta de acordo com orientação do manual de garantia.
Lembrando que se você precisar de ajuda, pode consultar nossos especialistas a qualquer momento.
Navegue pelos nossos projetos já realizados e tome inspiração para conhecer mais sobre a empresa e encontrar as melhores soluções em exaustão.
Nosso catálogo